Abrigos do Abandono

Posted by in Artigos

AT.Pauta: material importante retratando uma vergonha nacional e iniciativas populares para instigar as autoridades ao cumprimento do Estatuto da Criança (ECA)

Nasce em Curitiba um movimento da sociedade civil, que deverá atingir todo o País e se repetir anualmente: DIA DE REFLEXÃO PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. No próximo dia 11 de outubro, às 17H00, em frente a Vara da Infância em Curitiba, será realizado um ato público com manifestações de famílias, entidades e autoridades do setor. O objetivo final é tornar pública uma pauta de reivindicações, já previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas que não são aplicadas na prática.

Famílias e interessados farão depoimentos das dificuldades, e até humilhações, sofridas nas vergonhosas filas de espera por adoções, e mesmo jovens que passaram mais de dezoito anos internados nesses locais, em verd adeiro esquecimento e pretendem que a sociedade e autoridades voltem um olhar para este tema.

A data escolhida (11/10), recai na véspera do dia da criança para acentuar a diferença entre o que muitas comemoram, enquanto outras nada têm para comemorar. O advogado Elias Mattar Assad que se engajou no projeto, compara esse abandono estatal ao cumprimento de uma pena de até 18 anos de prisão, por crime cometido pelo poder público em seu descaso e insensibilidade. Uns cometem crimes e outros cumprem as penas, declarou Assad.

O evento terminará com a leitura das reivindicações, entre flores e velas acesas ao som de violinos com “o toque de silêncio”, para externar o oposto do que se pretende comemorar no dia da criança.

Interessados em participar confirmem presença e uso da palavra com o cerimonial pelo fone 41. 99965280.

Peterson Hofmann – 41 9238 4984

Ass . Imprensa