Confira o vídeo: Chico Anysio avisou há muito tempo que o lançamento do foguete brasileiro seria um fiasco estratosférico

Posted by in Humor

O vídeo de 3:58 prova que o Brasil já soube contemplar-se com ironia e rir de si próprio, duas virtudes que o livraram de descambar para o terreno do ridículo e virar motivo de galhofa. Gravado nos anos 70, Chico Anysio conta o que aconteceria se algum governo megalomaníaco resolvesse introduzir o país na era espacial com o lançamento de um foguete. As gargalhadas coletivas informam que a plateia concorda com a sequência de trapalhadas narradas pelo grande humorista.

Neste 9 de dezembro, a tentativa de colocar em órbita o satélite  CBERS-3 (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) transformou a piada em profecia. O foguete de Chico Anysio não conseguiu subir na hora prevista. Os fogueteiros do governo lulopetista lançaram com três anos de atraso o colosso sideral que se desintegrou meia hora depois da decolagem, pulverizado por uma falha técnica ainda não identificada.

O País do Carnaval torrou R$ 300 milhões no fiasco produzido em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial. A gastança não inclui as despesas da comitiva liderada por dois ministros: Paulo Bernardo (Comunicações) e Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia).​ A dupla não se manifestou sobre o vexame estratosférico. Uma nota divulgada pelo INPE só deixou claro que não será o último.

“Para assegurar o cumprimento dos objetivos do programa CBERS, Brasil e China concordaram em iniciar imediatamente discussões técnicas visando a antecipação da montagem e lançamento do CBERS-4″. Chico Anysio merecia ter vivido para descobrir que o governo é pior que o foguete que inventou no século passado. – (Coluna do Augusto Nunes)

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/confira-o-video-chico-anysio-avisou-ha-muito-tempo-que-o-lancamento-do-foguete-brasileiro-seria-um-fiasco-estratosferico/